A quadra invernosa chegou ao fim e, no Ceará, cinco municípios – Boa Viagem, Madalena, Pereiro, Mombaça e Monsenhor Tabosa, apesentam a situação mais delicada para o abastecimento de água da população no ano de 2018.
As cinco cidades não receberam chuvas suficientes para melhoria dos reservatórios e serão contempladas com obras de poços profundos e adutoras. As medidas estão no planejamento da Secretaria de Recursos Hídricos do Estado em parceria com o Ministério da Integração Nacional.
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) apresenta, nesta segunda-feira, a partir das 9 horas, no auditório da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), um balanço sobre a quadra chuvosa de 2018.
Uma das primeiras informações a constarem no balanço da Funceme é que a Barragem do Castanhão atingiu 8,9% da sua capacidade de armazenamento. O Castanhão tem capacidade de 6,7 bilhões de metros cúbicos de água e, pelos cálculos da Cogerh, acumula, nesse momento, quase 600 milhões de metros cúbicos.