A quadra invernosa de 2023 está deixando um bom saldo na área hídrica do estado do Ceará, com grande recarga de açudes e barragens que abastecem a população do Interior e da Região Metropolitana de Fortaleza.
Os dados da Cogerh (Companhia de Gerenciamento de Recursos Hídricos) apontam que são mais de 60 reservatórios sangrando, com indicativo de que, a qualquer momento, novos açudes e barragens ultrapassem a carga máxima de água.
AÇUDE CASTANHÃO
O Diretor de Planejamento da Cogerh, João Lúcio Farias, disse, nesta quarta-feira (12), em entrevista ao Jornal Alerta Geral, que 7 reservatórios, principalmente, nas Regiões dos Sertões de Cratéus e Vale do Jaguaribe, tem baixas reservas, mas, entre as unidades monitoradas pelo Governo do Estado, o saldo é considerado bastante positivo se comparado com o mesmo período do ano passado.
A Cogerh, de acordo com João Lúcio Farias, trabalha, com base nas previsões da Funceme (Fundação Cearense de Meteorologia), trabalha com um cenário de manutenção dos atuais níveis de chuvas até o final do mês de abril, garantindo, assim, maior recarga dos reservatórios. Ele alerta que, mesmo com os bons níveis de reserva hídrica, o consumo de água sem desperdício.
JORNAL ALERTA GERAL
O Jornal Alerta Geral, que começa às 7 horas da manhã, de segunda-feira a sábado, é gerado pela FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, tem transmissão por mais de 20 emissoras de rádio do Interior do Estado e, também, pelas redes sociais do @cearaagora.