Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Um dos retratos mais famosos pintados por Pablo Picasso, o quadro “Femme assise, robe bleue” foi vendido em um leilão da Christie’s, em Nova York, por US$ 45 milhões, nessa segunda-feira.
A obra, pintada a óleo sobre a tela, é datada em 25 de outubro de 1939 e pertencia originalmente ao amigo de Picasso e galerista Paul Rosenberg.
Em 1940, durante a Segunda Guerra Mundial, o quadro foi roubado por nazistas na França, e posteriormente resgatado dentro de um trem. “Por coincidência, a obra foi descoberta e resgatada pelo filho de Rosenberg, que comandou a missão para interceptar o trem que levava o quadro”, disse a Christie’s em um comunicado.
O quadro retrata Dora Maar, como ficou conhecida a fotógrafa e poeta Henriette Theodora Markovitch. Ela foi a quarta das setes mulheres de Picasso e foi a principal modelo dos quadros do artista entre o fim dos anos 1930 e início dos 1940.
Desde 2015, a pintura “Les femmes d’Alger”, de Picasso, é considerada a obra de arte mais cara da história vendida em leilões. Na época, ela foi adquirida por US$ 179.4 milhões