A disputa pela Prefeitura do Rio de Janeiro pode ficar encerrada no dia 6 de outubro: os números da mais nova pesquisa do Instituto Quaest, publicada, nesta quarta-feira (11), aponta que o atual prefeito Eduardo Paes, candidato do PSD à reeleição, aparece com 64% das intenções de votos. O percentual representa mais do que o dobro da soma dos votos atribuídos aos adversários.

A pesquisa aponta que, no atual cenário, o candidato do PL, Alexandre Ramagem, soma 13% das intenções de votos, vindo, em seguida, Tarcísio Motta (PSOL), com 4%. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos.

Com base no novo levantamento, Paes e Ramagem cresceram quatro pontos cada, enquanto Tarcísio oscilou um para baixo, se comparado o desempenho com a pesquisa anterior.

Os números mostram, ainda, que Rodrigo Amorim (União), Marcelo Queiroz (PP), Cyro Garcia (PSTU), Juliette Pantoja (UP) e Carol Sponza (Novo) têm 1% cada. Henrique Simonard (PCO) não pontuou. A pesquisa mostra que os votos em branco e nulos somam 8%, e 6% não sabem responder.

Espontânea

O Instituto Quaest aponta, ainda, que, na pesquisa espontânea, Paes desponta com 34%, seguid de Ramagem, com 7%, e Tarcísio conta com apenas 2%. Os demais não pontuam, e o número de indecisos é de 52% — alto, mas 13 pontos a menos do que na última pesquisa.

O atual prefeito Eduardo Paes ainda conta com um componente importante: 66% dos que dizem votar no prefeito, de acordo com a pesquisa, estão com a escolha definida. São 11 pontos a mais do que em agosto.

ÍNDICE DE REJEIÇÃO

A Quaest também mediu a rejeição aos candidatos. Quem registrou o maior percentual foi Cyro Garcia, rejeitado por 47% dos entrevistados. Pouco atrás aparece Tarcísio, com 41%. Em patamares parecidos, vêm Ramagem (32%), Queiroz (29%) e Amorim (28%) na sequência. Paes é repelido por 23%.

A Pesquisa do Instituto Quaest está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo RJ-05862/2024, ouviu 1140 eleitores entre os dias 8 e 10 de setembro, tem um nível de confiança de 95% e margem de erro é de três pontos.