Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A Secretaria da Saúde do Ceará inicia na segunda-feira (22) a segunda etapa de oficinas estaduais do Projeto de Qualificação da Atenção Primária à Saúde no Ceará (QualificaAPSUS Ceará), com o objetivo de formar facilitadores regionais para o desenvolvimento do projeto nas regiões de saúde. A Capacitação de Facilitadores Regionais – Parte 2, que prosseguirá até quarta-feira, 24 de maio, no Hotel Plaza Praia Suítes, Rua Barão de Aracati, 94, Praia de Iracema, abordará nessa etapa o Modelo de Atenção às Condições Crônicas e as Ações de Prevenção e Gerenciamento dos Microprocessos de Risco na Atenção Primária à Saúde. As oficinas estaduais têm como público-alvo os coordenadores municipais de Atenção Primária à Saúde (APS), do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), de Saúde Bucal e de Vigilância à Saúde.

 

As oficinas estaduais formarão facilitadores dos municípios que aderiram ao QualficaAPSUS Ceará, no novo processo de adesão aberto este ano pela Secretaria da Saúde. Cerca de 176 municípios aderiram ao Projeto este ano, totalizando 196 profissionais participando dos ciclos das oficinas estaduais. No ano passado o projeto teve a adesão de 90 municípios, distribuídos em 12 regiões de saúde do Estado, contando com a participação de 3.318 trabalhadores da Atenção Primária nas oficinas regionais, totalizando mais de 6 mil trabalhadores com a realização das oficinas municipais. O QualificaAPSUS Ceará foi lançado em 2016 como uma estratégia de reorganização do modelo de atenção, a partir da reestruturação da Atenção Primária nos municípios e implantação e implementação das Redes de Atenção à Saúde.

 

O ciclo de capacitação terá ainda mais uma oficina realizada ainda no primeiro semestre. Depois serão iniciadas oficinas e capacitações complementares regionais para até 50% dos trabalhadores da Atenção Primária dos municípios, seguindo o mesmo escopo das oficinas estaduais. Esses trabalhadores multiplicarão as oficinas e capacitações nos municípios para os demais profissionais da Atenção Primária. As oficinas serão intercaladas com a tutoria in loco para implantação dos macroprocessos e microprocessos da Atenção Primária. Para tanto, os gestores municipais de saúde indicarão técnicos, com perfil preestabelecido, para exercer a função de tutores no apoio às Equipes de Saúde da Família para o desenvolvimento dos produtos. Da mesma forma, cada gestor municipal deverá eleger uma Unidade Básica de Saúde como Unidade Laboratório.

 

Um das estratégias do Projeto QualificaAPSUS Ceará é o estabelecimento de padrões de qualidade comuns para a Atenção Primária por meio da certificação das equipes com selos de qualidade. Na primeira etapa, será atribuído o Selo Bronze, que tem como foco a garantia da segurança do usuário e da equipe. Nas etapas subsequentes, serão atribuídos os Selos Prata e Ouro, relacionados ao gerenciamento dos processos e os resultados para a comunidade.

 

Mais informações, entrar em contato com Mariana Nunes e Renata Dantas pelos telefones: (85) 3101.5265 / 3101.5191 ou pelo email: qualificaapsusce@gmail.com

 

Serviço
Capacitação de Facilitadores Regionais – Parte 2
Data: 22 a 24 de maio de 2017
Local: Hotel Plaza Suítes, Rua Barão de Aracati, 94, Praia de Iracema, Fortaleza
Horário: 8 às 17h

Com informação da A.I