O governador Elmano de Freitas (PT) condenou, no início da noite deste domingo, por meio de nota, os atos de violência em Brasília, criticou a tentativa de golpe daqueles que não aceitam os resultados das eleições de 2022 e chamou os manifestantes de criminosos que, após serem identificados, devem ser duramente punidos.
Segundo Elmano de Freitas, são inaceitáveis as invasões ao Palácio do Planalto, ao Congresso e ao STF. ‘’Atos terroristas para intimidar nossa democracia e tentar um golpe de Estado. O Brasil não vai permitir. Que esses criminosos sejam identificados e duramente punidos’’, disse Elmano, na curta nota sobre os atos golpistas deste domingo.
EUNÍCIO DEFENDE APLICAÇÃO DE LEI ANTITERRORISMO
Aliado do presidente Lula, o deputado federal Eunício Oliveira (MDB) publicou nota para chamar de ‘’gravíssimas e criminosas’’ as ações de vandalismo golpista depredando a Democracia, representada pelo Congresso Nacional, STF e Palácio do Planalto. ‘’É urgente que autoridades e lideranças políticas responsáveis se unam e apliquem a Lei de combate ao Terrorismo, sem concessões e com o rigor requerido’’.
PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DEFENDE DEMOCRACRIA
Mais cedo, o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão (PDT), descruzou os braços e, por meio de nota, escreveu: ‘’Lamentáveis e inadmissíveis as imagens terroristas em Brasília que, por mio da força, praticam atos que afrontam a nossa democracia’’, expôs Evandro, ao classificar as manifestações como ‘’cenas estarrecedoras’’. Evandro defendeu, ainda, que ‘’os responsáveis precisam ser punidos através do rigor da Lei. Absurdo’’.