O Instituto Doutor José Frota (IJF) costuma atender mais de 200 novos pacientes por mês com ferimentos graves de queimaduras causados principalmente pelo contato com os alimentos. Para alertar a população sobre os cuidados que devem ser adotados no preparo de refeições e diminuir os índices de pacientes nesse quadro, o IJF lançou campanha de prevenção de queimaduras por acidentes domésticos e de trabalho. A iniciativa, que faz alusão ao Dia Nacional de Luta contra Queimaduras, acontece durante todo o mês de junho.
A campanha traz ações de prevenção que contam com blitze educativas, distribuição de material gráfico e veiculação de vídeos com dicas de segurança e primeiros socorros repassados por chefes de cozinha, donas de casa e a equipe clínica do Núcleo de Queimados do IJF.
Diante de relatos de pacientes atendidos pelo hospital foi observada a necessidade de uma orientação permanente à população sobre a importância do uso e conservação correta de utensílios de cozinha para evitar os acidentes, como panelas, cafeteiras e fritadeiras, além da instalação de equipamentos, como fogões, fornos e cilindros de gás.
A unidade alerta também sobre os perigos do uso de álcool e demais combustíveis em churrasqueiras, fogareiros e aquecedores tipo rechaud e chama atenção sobre os riscos de crianças na cozinha sem a devida supervisão de um adulto ou mesmo quando se leva crianças ao colo enquanto manipula algum alimento quente, como mingau.
Como se prevenir ?
- Não segure criança no colo enquanto estiver ingerindo líquido quente ou cozinhando;
- Não use panelas desgastadas ou com alças quebradas;
- Mantenha o cabo das panelas para o lado de dentro do fogão;
- Tenha cuidado com o superaquecimento da porta do forno;
- Cubra tomadas e instale os extensores elétricos em locais altos;
- Evite acender velas em casa ou mantenha chamas longe de cortinas e camas.
Saiba o que fazer em caso de queimaduras:
A orientação correta é afastar a vítima da causa da lesão, lavar a região atingida apenas com água corrente e em temperatura ambiente, para a troca de calor e limpeza do ferimento. Não é indicado puxar a roupa que estiver grudada á pele, retirar anéis, relógio e pulseiras, tendo em vista que o corpo incha após as queimaduras. Nunca cubra com algodão e nem estoure as bolhas provocadas pela queimadura. É importante procurar a orientação médica na unidade de saúde mais próxima, o mais rápido possível, independente do nível da queimadura.
A superintendente do IJF, Riane Azevedo, alerta que não existe remédio caseiro para queimaduras, como costuma ser divulgado em redes sociais e páginas na internet. “Pomadas, ervas, creme dental, manteiga, ovo, pó de café, mel e até mesmo medicamentos aplicados sem a orientação médica, além de passar uma falsa impressão de tratamento, podem ocasionar infecções graves, que causam ainda mais dor e até resultar na amputação de um membro ou mesmo na morte da vítima”, esclareceu a médica.
Núcleo de Queimaduras – Instituto Doutor José Frota (IJF)
Endereço: Rua Barão do Rio Branco, 1816, bairro Centro
Telefones: (85) 3255-5016 / 85 3255-5000 / 85 3255-5149
(*) Com informações da Câmara Municipal de Fortaleza