A Assembleia Legislativa do Ceará realizou na noite deste segunda-feira (25) um sessão solene em alusão ao Dia do Professor, comemorado oficialmente no dia 15 de outubro. Na ocasião, o presidente da Comissão de Educação, deputado Queiroz Filho (PDT), destacou o trabalho dos educadores durante a pandemia da Covid-19.
“O objetivo, além das reivindicações, também é homenagear, reverenciar e reconhecer o valor do professor para a sociedade. Agradecer aos educadores por tudo que fizeram nesses tempos de pandemia que ainda não acabaram, não descansando um minuto sequer com o objetivo de transmitir seus conhecimentos. Não à toa o Ceará é referência em resultados na área, reconhecendo as ações de vanguarda pelo governador Cid Gomes e ampliadas pelo governador Camilo Santana”, disse Queiroz Filho.
O parlamentar também destacou conquistas recentes na área. “Para além da educação como política primordial e constante, parabenizo o belíssimo trabalho do Fórum Estadual de Educação, da Undime, entre outros, e destaco a luta a nível nacional que tivemos pela permanência do Fundeb, a principal fonte de financiamento da educação pública do país. E também a aprovação da lei que regulamenta a distribuição da parcela de receita do ICMS aos municípios cearenses com base nos indicadores de melhoria da educação, algo tão bem sucedido e que o governador Camilo Santana sancionou uma medida semelhante voltada para a saúde”.
Durante a solenidade, foi realizada uma homenagem póstuma aos professores falecidos durante a pandemia, com exibição de um clipe com canção escrita por Bráulio Bessa e interpretada por Chico César.
O deputado federal Idilvan Alencar (PDT) também foi homenageado pelos serviços prestados em defesa do magistério.