Os contribuintes que desejam receber a restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física já no primeiro lote, têm até esta quarta-feira, dia 10, para enviar a declaração. A estimativa é de que sejam recebidas entre 38,5 milhões e 39,5 milhões de declarações no País. Até agora, já foram enviadas 20,9 milhões de declarações pelo Brasil e 506.114 mil no Ceará.
Os pagamentos da restituição começam a ser realizados em 31 de maio por ordem de prioridade. Além da data de realização da declaração, outros grupos também receberão prioridade para receber, iniciando pelos idosos acima de 80 anos; depois quem tem entre 60 e 79 anos ou que possuem alguma deficiência ou portadores de moléstias graves. Em seguida, os contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério e, na sequência, quem utilizar a declaração pré-preenchida ou que optar por receber a restituição por pix.
É válido destacar que quem solicitar o recebimento por pix vai receber diretamente no CPF indicado na declaração. Outros tipos de chave não serão aceitas. O primeiro lote de pagamento será no dia 31 de maio; o segundo lote dia 30 de junho; o terceiro no dia 31 de julho; o quarto em 31 de agosto; e o quinto e último lote no dia 29 de setembro.