O Jornal Alerta Geral, gerado pela FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, com transmissão, aos sábados, para mais de 30 emissoras de rádio no Interior do Estado e pelas redes sociais do Ceará Agora, tem orientação e esclarecimento sobre todos os benefícios pagos pelo INSS. O ‘Alerta Geral’ começa às 7 horas da manhã e a íntegra do programa fica disponível no site cearaagora.com.br.

ORIENTAÇÃO: whatsApp (85) 99273.4353


Uma das dúvidas dos ouvintes e internautas, com resposta neste sábado, é sobre a situação de quem, após perder o emprego, deixa de contribuir para o INSS. O ouvinte André Pontes, de Fortaleza, pergunta quais formas de contribuir para o INSS e o que a mãe dele, hoje, com 48 anos de idade, precisa fazer para retomar o vínculo com a Previdência Social após acumular 8 anos de pagamentos. A ouvinte Liliane, da cidade de Russas, tem 38 anos, trabalha sem carteira assinada, e pede orientação sobre o melhor tipo de contribuição para o INSS, quanto precisa esperar para se aposentar.


CONDIÇÃO DE SEGURADO (A)


O professor e advogado Paulo Bacelar explica, com riqueza de detalhes, que, nessa condição, muita gente pode deixar de ser segurado ou segurada, perdendo, assim, a oportunidade de receber auxílios e aposentadoria. No caso da mãe do André, a resposta o deixa feliz porque os caminhos da aposentadoria, a partir da explicação no Jornal Alerta Geral, serão retomados com segurança. O ouvinte Abreu, da cidade de Morada Nova, pergunta qual a diferença entre aposentadoria por idade e aposentadoria por tem de serviço. O esclarecimento contempla muita gente que ainda tem dúvida sobre o tipo de aposentadoria.


SALÁRIO-MATERNIDADE


O Jornal Alerta Geral responde, também, a dúvidas de mulheres grávidas que pedem orientação sobre o salário-maternidade. O professor Bacelar explica que, quem contribui, tem, com segurança o benefício, mas, quando não vínculo com o INSS, o caminho é a Justiça.


Essa é uma das dúvidas da Rafaele, de Caucaia, do Juarez, da cidade de Paraipaba, e da ouvinte Bernadete, que mora em Fortaleza. As perguntas abordam diferentes aspectos sobre a concessão do salário-maternidade. A explicação, bem redonda, está aqui!


APOSENTADORIA RURAL


A Edijane, da cidade de Tianguá, relata que é viúva, recebe pensão por morte, contribui para o Sindicato dos Trabalhadores Rurais é vinculada à terra, por meio do INCRA, e quer saber se, para receber o benefício pelo resto da vida, precisa recolher para o INSS. Outra pergunta é da Maria, de Quixadá, que quer saber se quem é aposentado ou aposentada pode receber auxílio-doença.


REDES SOCIAIS


O Jornal Alerta Geral tem transmissão pelas redes sociais e, se você perder esta edição, acompanhe, aqui, no Ceará Agora, a sua resposta e comentários do professor e advogado Paulo Bacelar sobre aposentadorias, pensão, auxílios, BPC e salário-maternidade.