Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio de 2024 que não compareceram ao primeiro domingo de provas por motivos de saúde ou de problemas logísticos têm direito a uma segunda chance: participar da reaplicação nos dias 10 e 11 de dezembro.

As inscrições são obrigatórias e ficarão abertas de 11 a 15 de novembro. Podem fazer o pedido os participantes afetados por erros na aplicação do exame ou por falta de energia elétrica no local de prova, enchentes e outros desastres naturais na região; e os candidatos que estavam com doenças infectocontagiosas como sarampo, rubéola ou covid-19.

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos.

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.