Os benefícios previdenciários são exclusivos para quem contribui, mensalmente, para o INSS. Ou seja, quem paga, fica protegido (a) com o auxílio-doença, auxílio-acidente, salário maternidade e, por exemplo, aposentadoria.
A aposentadoria é concedida às mulheres com 62 anos de idade e, aos homens, com 65 anos de idade, desde que, em ambos os casos, sejam somados 15 anos de contribuição.
BPC – EXCEÇÃO
O BPC (Benefício de Prestação Continuada) é, às vezes, confundido com benefício previdenciário, mas, na realidade, o auxílio é da área social. O pagamento é feito pela Previdência Social e o BPC é destinado a pessoas com mais de 65 anos de idade que nunca contribuíram para o INSS e para deficientes, desde que a renda per capta da família seja de até ¼ do salário mínimo.
ORIENTAÇÃO SOBRE BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS
O Sistema Ceará Agora de Comunicação, em parceria com a Rede Somzoom Sat, tem, aos sábados, a partir das 7 horas da manhã, o Jornal Alerta Geral ‘Especial Caminhos da Aposentadoria’ com informações, esclarecimentos e orientação sobre todos os benefícios pagos pela Previdência Social.
LINHA DIRETA – whatsApp (85) 99273.4353
Os ouvintes e internautas podem encaminhar dúvidas e mensagens para o whatsApp (85) 99273.4353 e, aos sábados, a resposta é dada pelo professor e advogado Paulo Bacelar. São esclarecimentos sobre BPC, salário maternidade, auxílio-doença, pensão, auxílio por acidente, pensão e aposentadoria, rural e urbana.
BIANCA NUNCA CONTRIBUIU PARA O INSS. E AÍ?
Uma das perguntas, com resposta no Jornal Alerta Geral, é da Bianca, da cidade de Fortaleza, que diz nunca ter contribuído para o INSS e que, aos 38 anos de idade, pede orientação sobre os caminhos para criar vínculo com a Previdência Social e, assim, garantir todos os benefícios previdenciários.