Segurados e seguradas do INSS questionam se, após receberem pensão por morte, tem direito a aposentadoria. A aposentadoria é garantida aos homens e mulheres que contribuem ao longo de determinado tempo para a previdência social e, independente, da pensão, podem receber o segundo benefício do INSS. A resposta, com mais orientação sobre esse tipo de dúvida, está, neste sábado, no Jornal Alerta Geral, com a participação do professor e advogado Paulo Bacelar.
A edição especial do Jornal Alerta Geral sobre os Caminhos da Aposentadoria, neste sábado, pelo rádio e pela internet, que começa às 7 horas, responde a dúvidas dos ouvintes e internautas que encaminharam perguntas pelo whatsApp (85) 99273.4353
Uma das mensagens é da ouvinte Francisca Maria, da cidade de Tianguá, que vai completar 58 anos de idade, é viúva, recebe pensão por morte há 30 anos e quer saber se, como agricultora, pode se aposentar. O esclarecimento a dona Francisca, com informações úteis para muitos trabalhadores e trabalhadoras da área rural ou urbana, ganha destaque com muitas orientações no Especial Caminhos da Aposentadoria.
O Jornal Alerta Geral tem, ainda, resposta pronta para o José Adalto, da cidade de Sobral, que relata a preocupação com a demora para realização da perícia médica após sofrer um acidente que o levou a fraturar o joelho. Adalto tem a perícia marcada para o dia 28 de abril de 2022 e ele quer saber, diante das limitações provocadas pelo acidente que o impedem de trabalhar, como receber o benefício do INSS.
O ouvinte Francisco, do Município de Baturité, questiona se o período correspondente ao auxílio por incapacidade temporária conta como tempo para efeitos de aposentadoria. O professor Paulo Bacelar explica como é feita essa contagem de tempo e qual o momento para apresentação do pedido da aposentadoria, obedecendo, também, o critério de idade. Outra dúvida é do Antônio, de Pentecoste, que pede orientação sobre benefícios para as pessoas que tem o HIV.
+VEJA O PROGRAMA COMPLETO:
REDE DE EDUCAÇÃO PREVIDENCIÁRIA
O Jornal Alerta Geral Especial sobre os Caminhos da Aposentadoria é a maior rede de comunicação e educação previdenciária, pelo rádio e pela internet, de todo o Brasil. O ‘Alerta Geral’ entra no ar às 7 horas, é gerado a partir da Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza e, aos sábados, é transmitido por outras 33 emissoras de rádio no Interior e pelas redes sociais do @cearaagora.
REDES SOCIAIS
Instagram: Ceará Agora
Facebook: Ceará Agora
Youtube: Ceará Agora
Twitter: Ceará Agora