A segunda etapa da Operação Fiel da Balança, desencadeada pelo Ministério Público Estadual para apurar novas denúncias de desvio de dinheiro público nos cofres do Município de Quixadá, pode antecipar o fim do sonho do prefeito Ilário Marques de concorrer, no próximo ano, a um novo mandato.
A 1ª fase da Operação Fiel da Balança foi realizada no dia 16 de agosto de 2018 e teve como objetivo o combate a crimes de falsidade ideológica e de desvio de dinheiro público na contratação de serviços da coleta de lixo no município.
As investigações levaram a Justiça a afastar o prefeito Ilário Marques e de secretários municipais. Ilário ficou afastado do cargo por mais de três meses, reassumiu, em novembro, o comando da administração municipal e, hoje, enfrenta novas investigações que envolvem, também, familiares, como o genro Milton Xavier Dias Neto, conhecido por “Neto Dias”. Neto ex erce o cargo de diretor executivo do consórcio de saúde de municípios do Sertão Central.
Ilário Marques se elegeu prefeito de Quixadá, pela primeira vez, em 1992, derrubando o ciclo da política local que se revezava entre famílias tradicionais, voltou à Prefeitura em 2000, reelegeu-se em 2004, e, novamente, retornou ao cargo nas eleições de 2016. Ilário trabalha para ser reeleito no próximo ano, mas as investigações do Ministério Público Estadual pode frustrá-lo nesse sonho.