Um raio atingiu a subestação de energia no Bairro Pici, em Fortaleza, queimando uma “chave seccionadora”, uma espécie de interruptor que direciona energia para o destino programado, e gerando o apagão que afetou Fortaleza e cidades da região metropolitana na manhã deste sábado (19).

Chovia forte na capital cearense no momento do incidente. Com a falha na chave, cidades da região deixaram de receber 198 MW de energia, o suficiente para abastecer cerca de 300 mil pontos (que incluem residências, comércios e indústrias).

O apagão deixou vários bairros dos municípios da Grande Fortaleza sem luz. O trânsito ficou congestionado devido ao desligamento de semáforos, e alguns clientes ficaram sem sinal de internet em redes móveis.

A queda de energia ocorreu às 4h28 e retornou gradualmente a partir das 5h57. A falha ocorreu quatro dias após o apagão que afetou 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. O Operador Nacional de Sistema, no entanto, esclareceu que os dois incidentes “não têm qualquer relação”.