O governador Camilo Santana anunciou, em entrevista, nesta terça-feira (12), no Jornal Alerta Geral (Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza + 21 emissoras no Interior), a ampliação das equipes do Raio para os municípios de Maracanaú e Caucaia. A solenidade de entrega de viaturas (carros e motos), além da oficialização da chegada do grupamento de policiais, está prevista para os próximos dias 23 (Maracanaú) e 30 (Caucaia).

Com 350 mil habitantes, Caucaia receberá 113 policiais, 44 motos e dois carros, enquanto, para Maracanaú, onde moram 224 mil pessoas, serão 56 policiais, 24 motos e duas viaturas. A Capital, segundo Camilo Santana, ganhará, em outubro, mais 18 equipes do Raio dentro da estratégia de fortalecimento o policiamento na Região Metropolitana de Fortaleza. Todos os municípios com mais de 50 mil habitantes, conforme o governador, terão o Raio até o final de 2018.

Camilo defendeu, ainda, a criação de uma política nacional de segurança política para combater o crime organizado e o tráfico de drogas como medidas para inibir o avanço da violência. Ele lamentou que o STF (Supremo Tribunal Federal) tenha derruba a lei estadual que disciplinava o bloqueio de celulares nos presídios e disse que enviou à Assembleia Legislativa projeto de lei que impõe aos bancos a adoção de medidas de segurança, mas teme que, mais uma vez, a iniciativa seja barrada pelo STF.

CAMILO SANTANA – RAIO