Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A Receita abre, nesta quinta-feira, dia 23, a consulta ao quinto lote de restituição do IRPF 2021. No Ceará serão contemplados 7.489 contribuintes entre prioritários e não prioritários. O valor total do crédito é de R$ 12 milhões.

A partir das 10 horas de quinta-feira (23), o quinto lote de restituição do IRPF 2021 estará disponível para consulta. Esse lote contempla também restituições residuais de exercícios anteriores.

O crédito bancário para 7.489 contribuintes que declararam residência no Ceará será realizado no dia 30 de setembro, no valor total de R$ 12.190.935,32. Em nível Brasil, o crédito bancário será para 358.162 contribuintes, no valor total de RS 562 milhões.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na Internet. Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF. Com ele será possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. Se por algum motivo o crédito não for realizado (se, por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até 1 (um) ano no Banco do Brasil.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp