Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O golpe, que consiste em simular o leilão de mercadorias apreendidas pela Receita Federal, visa efetuar falsas vendas e roubar dados das vítimas.

A Receita Federal alerta para a existência de páginas na internet que simulam o Sistema de Leilão Eletrônico (SLE) oficial da instituição. Na página falsa, os criminosos virtuais utilizam o logotipo oficial da Receita Federal e chamam a atenção para supostas mercadorias apreendidas pela instituição. Os sites utilizados são geralmente registrados no exterior, para dificultar o rastreamento, e simulam a identidade visual da instituição. Como exemplo, os criminosos estão usando o endereço https://receita-leiloes.com/br, em vez de “.br”, dando a falsa impressão de se tratar do site oficial do órgão.

A Receita Federal esclarece que os leilões virtuais do órgão são feitos exclusivamente pelos endereços www.receita.fazenda.gov.brwww.rfb.gov.br ou www.receita.economia.gov.br, com a utilização de certificado digital. 

A instituição vem tomando uma série de providências no sentido de coibir esse crime, como a abertura de processos para anulação dos CNPJ’s utilizados pelos criminosos e a representação ao Ministério Público Federal para abertura de ação criminal.

(*)com informação da A.I

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp