Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Superintendência da Receita Federal, em Brasília.

A Receita Federal emitiu, nesta sexta-feira (13), em seu site oficial, um alerta sobre um novo tipo de golpe wu tem sido aplicado em relação a Restituição do Imposto de Renda. Os criminosos estão se passando pelo órgão e lesando quem precisa prestar contas ao Fisco.

“Os golpistas estão utilizando desta vez informações a respeito de restituição de Imposto de Renda Pessoa Física para lesar os cidadãos, em mais uma tentativa de golpe envolvendo o nome da Receita Federal”, diz uma parte da nota publicada pela instituição.

Como parte do alerta, o Fisco orienta e ressalta a importância dos cuidados com correspondências recebidas por e-mail

Para dar mais credibilidade e autenticidade ao conteúdo enganoso, os golpistas enviam mensagens fraudulentas utilizando cópias não autorizadas da logomarca comemorativa dos cem anos do Imposto de Renda, além da conta gov.br, para que mais vítimas caiam na armadilha.

A mensagem diz que foi feita a restituição na conta do contribuinte via Pix, com dados de data e valor. No entanto, o calendário de restituição sequer começou.

Acompanha a mensagem um link falso que seria de um suposto comprovante. A Receita pede para que a pessoa não clique neste link. A instituição não sabe ao certo se, ao clicar, dados dos contribuinte podem ser roubados, por exemplo.

Como se proteger
A instituição explica que os alertas enviados pela Receita Federal por e-mail ou mensagem não possuem links de acesso.

E que todas as informações recebidas pelos contribuintes devem ser confirmadas diretamente no Portal e-CAC, que tem acesso seguro por meio da conta gov.br.

Como processo de segurança, neste ano, é preciso ter nível prata ou ouro em sua conta no Gov.br, portal de serviços digitais do governo federal, para poder acessar os serviços digitais da Receita Federal.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp