Neste ano de 2025, com a entrada de um novo prefeito e uma nova vice-prefeita em Fortaleza, as vagas no Legislativo seja Estadual ou Nacional são alteradas, tendo em vista que os dois principais nomes na atual prefeitura ocupavam espaços como deputados estaduais.
Na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALECE), o prefeito Evandro Leitão (PT) ocupava o cargo de presidente da Casa, e Gabriella Aguiar vice-prefeita de Fortaleza também ocupava assento no plenário 13 de maio.
Portanto com a saída dos dois, entra em cena como presidente da ALECE o deputado Fernando Santana (PT), que era o vice-presidente. Contudo o parlamentar só disporá do cargo durante este mês de janeiro, logo assumirá a secretaria dos Recursos Hídricos do Estado, a convite do governador Elmano de Freitas (PT).
Quem assume a presidência da ALECE neste biênio de 2025-2026 será o deputado Romeu Aldigueri (PDT), e com a vaga deixada por Fernando Santana, entra Guilherme Sampaio (PT) para compor o quadro dos deputados.
No lugar de Gabriella, quem assume é Simão Pedro, primeiro suplente do PSD.
Outros nomes também deixarão a Casa Legislativa. Como é o caso de Osmar Baquit (PDT), ele é o novo secretário da Regional 4 de Fortaleza, quem assume seu posto é Tin Gomes (PDT).
Lia Gomes (PDT), assumirá a secretaria das Mulheres do Estado, quem ocupará a vaga dela será Guilherme Bismark, suplente que já estava em exercício na Casa com a licença de Salmito Filho (PDT), que retorna às atividades.
Já na Câmara dos Deputados, em Brasília, Leônidas Cristino tomará posse como deputado federal com a saída de Idilvan Alencar (PDT) que é o novo secretário de Educação de Fortaleza. Já enfermeira Ana Paula (sem partido) assume a vaga deixada por Eduardo Bismark (PDT), que é o novo secretário de Turismo do Ceará.