A Câmara Municipal de Fortaleza prepara uma homenagem especial ao Secretário de Saúde do Estado, Dr. Cabeto, pelo esforço e pela dedicação no combate à pandemia da Covid-19 no Ceará. A homenagem é uma iniciativa do presidente da Câmara de Vereadores, Antônio Henrique (PDT), que a propôs por meio de um requerimento apresentado nessa quarta-feira.

Médico, com doutorado em cardiologia, Cabeto Martins é professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), assumiu o cargo de titular da Secretária Estadual da Saúde em 2019 e, desde o mês de março de 2020, tem se dedicado, ao lado do Governador Camilo Santana (PT), na implantação de programas e ações para redução dos danos provocados pela pandemia.

Considerado um dos mais renomados profissionais da cardiologia no Brasil, Dr. Cabeto assumiu a missão de mudar o sistema de saúde no Ceará e foi surpreendido com a pandemia da Covid-19 que, até esta quinta-feira, já deixou luto para mais de 12 mil famílias cearenses. Cabeto abriu mão de muitas horas de atendimento em seu consultório para se dedicar ao trabalho no comando da Secretaria Estadual de Saúde.

A crise na saúde, provocada pela pandemia da Covid, levou o secretário a ganhar papel de destaque nas principais decisões do Estado para o controle e o tratamento da doença, contribuindo para a ampliação em tempo recorde dos leitos de UTI, a definição das medidas sanitárias e o apoio aos municípios na administração da rede hospitalar.

JUSTA HOMENAGEM

“O Cabeto é um profissional reconhecido na área da medicina aqui no Ceará, que tem feito um excelente trabalho à frente da Secretaria da Saúde em um momento tão delicado como esse. Como principal autoridade da saúde no Estado, o Ceará tem um profissional responsável, humano e alinhado aos preceitos da ciência”, desta Antônio Henrique, ao justificar o que, para milhões de cearenses, é uma justa homenagem a quem abdica do tempo para atuação no consultório e ao convívio com a família para se entregar ao desafio de melhorar as condições de rede de saúde do Ceará.

Segundo, ainda, o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, sob o comando do Dr. Cabeto, o Ceará foi pioneiro em muitas iniciativas para o enfrentamento da pandemia.

“Nosso estado tem se antecipado a muitas decisões importantes no controle da doença desde a primeira onda e tem avançado na vacinação da população. Todas essas medidas foram tomadas pelo governador Camilo Santana sob a orientação do Dr. Cabeto’’, disse Antonio Henrique, para, em seguida, acrescentar: ‘’Ele (Cabeto) merece ser reconhecido pelo Legislativo Municipal por esse trabalho incansável contra essa doença que tanto nos preocupa’’.

MEDALHA

A Câmara Municipal de Fortaleza instituiu, em 1998, a Medalha Dr. Periguary de Medeiros em reconhecimento a personalidades que se destacam por sua atuação na área da saúde.

(*) Com informações da Assessoria de Comunicação da CMF