Fortaleza está entre as 10 melhores cidades do Brasil para Visitar, Viver e Investir. A informação é do estudo Bloom Consulting Brasil City Brand Ranking, que analisa o desempenho quantitativo de reputação das 100 cidades mais populosas do Brasil nas três citadas categorias, colocando a Capital cearense como a 5ª na classificação geral do País e a 2ª do Nordeste neste mesmo panorama.
Como destacou o prefeito em exercício e superintendente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor) Élcio Batista, “este é um ranking que evidencia a marca da cidade. Nossa posição demonstra o posicionamento da cidade de Fortaleza e o nosso esforço de planejamento. Com isso, nós temos alcançado uma cidade mais sustentável, mais atraente para o turismo e com um bom ecossistema de negócios”.
Além do maior planejamento e melhor ambiência para o empreendedorismo, Élcio também citou a responsabilidade fiscal da Prefeitura de Fortaleza, os investimentos permanentes em cultura e esporte, e a redução das desigualdades urbanas como fatores fundamentais para a boa posição de Fortaleza no ranking.
“O município tem ampliado, nos últimos anos, a sua capacidade de investir nas transformações urbanas, principalmente relacionadas à redução das desigualdades. Nós temos olhado para os mais vulneráveis, com investimentos em formação, cultura e esporte. Além disso, existem projetos de drenagem e habitação de qualidade, aliado a um conjunto de outros serviços públicos, como a construção dos Centros de Educação Infantil, Escolas de Tempo Integral e postos de saúde”, concluiu.
As melhores posições revelam as cidades que possuem melhores estratégias de promoção e estruturação, de maior visibilidade, procura proativa, melhores plataformas online e redes sociais e melhores indicadores estatísticos nas várias categorias. Conforme a metodologia, Fortaleza é a 4ª cidade na categoria “Investir”, ou seja, apresenta bom ambiente para negócios.
“Mais uma vez Fortaleza se destaca nacionalmente, isso mostra que a política pública do prefeito José Sarto, que é de apostar na qualificação profissional e no crédito orientado é acertada. Apostar no pequeno empreendedor é o que tem movimentado a economia da cidade. Em 2023 queremos continuar com trabalho sério e garantir mais oportunidade e emprego para a nossa população”, comentou o secretário do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira.
A Cidade também é o 5º melhor destino turístico na categoria “Visitar”. Os municípios nordestinos se destacam no eixo turismo, alavancados também pelas boas presenças de Salvador, Recife e Maceió neste top 10. Por fim, a Capital é a 6ª colocada no quesito “Viver”, que elenca as cidades com os melhores índices de qualidade de vida.
“Recebemos essa notícia com alegria, mas não com surpresa. Vemos esse resultado como consequência de um trabalho árduo e focado. Um trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo dos últimos dez anos pela Prefeitura de Fortaleza, nos mais diferentes âmbitos, como o do turismo, da infraestrutura e da inovação, entre muitos outros. Falando especificamente do turismo, além da infraestrutura cada vez melhor e mais atrativa, e cujo maior destaque é a nossa Nova Beira-Mar, temos investido muito também em projetos que ofereçam novas experiências, em capacitação e em inovação, cujo melhor exemplo é a criação do Observatório do Turismo de Fortaleza”, destacou o secretário de Turismo (Setur), Alexandre Pereira.
O estudo da Bloom Consulting também demonstra os avanços conquistados pelo Município em políticas ambientais. O cuidado com os espaços verdes, a requalificação de parques urbanos e a transformação de áreas degradadas em novos ambientes naturalizados fortalecem o lazer, o convívio social e a educação ambiental.
“Estamos no caminho certo do desenvolvimento sustentável, com ações que estão transformando Fortaleza ambiental, social e economicamente. O mais recente estudo é uma comprovação de que precisamos seguir trabalhando com dedicação e comprometimento para oferecer aos fortalezenses uma cidade ainda melhor”, garantiu a secretária do Urbanismo e Meio Ambiente, Luciana Lobo.
Em relação ao ranking por região, que classifica 20 cidades, Fortaleza fica em 2º lugar, atrás apenas de Salvador, capital do estado da Bahia. O documento frisa que as sete cidades de melhor performance no ranking regional do Nordeste também se destacam em nível nacional, constando no Top 20.