Nesta semana foram anunciadas novas medidas de reforço na saúde que deve impactar milhares de cearenses. O Ministério da Saúde anunciou ações que têm o objetivo de fortalecer a Estratégia de Saúde da Família, parte da Atenção Primária à Saúde, responsável pelo primeiro contato das pessoas com o sistema de saúde.
Entre as novidades está o aumento de equipes disponíveis nas Unidade Básica de Saúde, o que acarretará, gradualmente, na ampliação do horário de atendimento nas unidades até as 22h. Hoje, as UBSs ficam abertas de 7h às 19h.
No início da gestão Lula, havia um déficit de médicos de família no SUS que variava de 45 mil a 65 mil profissionais. Desde então, segundo a pasta da Saúde, houve um aumento de 85% na quantidade de médicos entre 2022 e 2023. De acordo com o ministério, há 25.421 desses profissionais atuando hoje.
A cobertura da estratégia da família está ligada a uma redução na mortalidade infantil, apontam estudos. Ameta da pasta é implementar 2.360 equipes de Saúde da Família, 3.030 equipes de Saúde Bucal e mil multiprofissionais — nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas, psicólogos, assistentes sociais — por ano até 2026.