O Ministério da Saúde publicou nesta quarta-feira (16), no Diário Oficial da União (DOU), a portaria que libera R$ 206 milhões para que estados e municípios possam reforçar ações e medidas de vacinação. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal, o controle de surtos e a interrupção da transmissão do sarampo, e outras doenças possíveis de imunização, em todo o país. Para serem beneficiados com o reforço financeiro, os municípios precisam cumprir duas metas: alcançar 95% de cobertura vacinal, da primeira dose da tríplice viral, que previne sarampo, rubéola e caxumba, e informar o estoque das vacinas de poliomielite, tríplice e pentavalente às Secretarias de Saúde dos Estados e ao Ministério da Saúde.
Casos de Sarampo
O Brasil registrou 6.192 casos confirmados de sarampo em 20 estados, nos últimos 90 dias, de acordo com o novo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde. No Ceará, foram notificados 166 casos de sarampo e cinco foram confirmados.
O sarampo é uma doença altamente contagiosa e que pode se espalhar por meio de tosse, espirro e pelo ar. A única forma de prevenção da doença é a vacina.
Dia D
Neste sábado, dia 19, será realizado o Dia D com foco na imunização das crianças entre 6 meses e menores de 5 anos que ainda não tomaram as doses da tríplice viral, que previne contra o sarampo, a caxumba e a rubéola. A dose é gratuita e busca imunizar as crianças para evitar a propagação da doença no Estado.