Na manhã desta segunda-feira (15), a Câmara Municipal de Fortaleza realizou uma audiência pública para debater a reforma da previdência. O auditório vereador Ademar Arruda ficou lotado de representantes de vários segmentos sociais e profissionais, população, instituições e entidades sindicais.
A audiência pública foi aberta pelo presidente do legislativo municipal, vereador Antônio Henrique (PDT), que aponta a discussão como de interesse de todos, porque implica no futuro da aposentadoria dos trabalhadores.
“Vamos entender melhor a proposta que foi apresentada pelo Governo e propor ideias com a presença de especialistas no assunto”, destacou.
Além de Antônio Henrique, a mesa foi composta pelos vereadores Iraguassú Filho (PDT), Gardel Rolim (PPL) e Guilherme Sampaio (PT), pelo ex senador da República, José Pimentel e o deputado federal Mauro Filho (PDT/CE).
O ex senador e ex Ministro da Previdência, José Pimentel, afirmou que a nova reforma tem como objetivo tirar os poucos direitos que os mais pobres têm no Brasil.
“Eles pegam o Beneficio de Prestação Continuada (BPC), que é assegurado a todo o idoso que tem mais de 65 anos de idade que tem renda de um quarto de salário-mínimo, e eleva a idade para 70 anos. Somente após os a idade estabelecida o aposentado volta a receber o salário-mínimo. Abaixo de 70 anos, a aposentadoria vai ser na média de 400 reais por mês. Isso é um absurdo.”