O texto da reforma da Previdência está pronto para ser apresentado ao presidente Jair Bolsonaro e será “bem diferente” da minuta que foi vazada à imprensa na semana passada. A informação é do secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho. Após uma reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes, Marinho disse nessa terça-feira, 12, que a equipe apresentará a Bolsonaro apenas uma proposta, mas pontos podem ser modificados. A expectativa é mostrar o texto ao presidente ainda nesta quarta, caso ele receba alta, como previsto.
A minuta preliminar, divulgada na semana passada, previa, entre outros pontos, idade mínima de 65 anos para homens e mulheres. Além disso, criava um sistema para acesso ao benefício voltado para idosos de baixa renda, em que seria possível dar entrada na aposentadoria com uma idade inferior, mas salário abaixo do mínimo. Marinho não detalhou os pontos do texto finalizado nesta semana pela equipe.
Uma vez apresentado a Bolsonaro, a ideia, segundo Marinho, é apresentar o texto “o mais rápido possível” à Câmara. Existe uma expectativa de que a reforma seja encaminhada no próximo dia 20.