Ministério Público do Ceará / Foto: Reprodução

A situação precária do abrigo de idosos Olavo Bilac, única unidade que acolhe essa faixa etária no Ceará, será discutida em audiência pública promovida pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), nesta quarta-feira, às 9 horas, no auditório das Promotorias de Justiça Cíveis de Fortaleza.

Segundo relatório do Núcleo de Apoio Técnico (Natec) do MPCE, após visita realizada no dia 18 de abril, se verificou que a instituição passa por diversas dificuldades. Entre elas, 49 funcionários foram demitidos, após uma reforma, a capacidade de atendimento do abrigo diminuiu de 100 para 77 vagas e há indícios de redução no orçamento para necessidades básicas, como manutenção do equipamento. Além disso, constatou-se na visita que o ambiente estava sujo, com fortes odores de urina e fezes e quartos alagados pela chuva.

Segundo a promotora de Justiça, Edna Lopes, que vai participar da audiência, o abrigo foi reformado e poderia atender mais idosos, mas agora não há cuidadores suficientes, o que compromete a qualidade do serviço prestado. Por isso, segundo ela, o Ministério Público Estadual cobrará na audiência uma solução definitiva para o problema.

Com informações do Ministério Público do Estado do Ceará