Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Acontece no próximo dia 23 de março, às 18h, na sede da Federação das Indústrias do Estado (FIEC), em Fortaleza, a apresentação dos quatro cearenses selecionados pelo projeto RenovaBR para o curso de formação de novas lideranças políticas, que busca prepará-los para possíveis candidaturas ao Poder Legislativo. O evento, gratuito e aberto ao público, contará com a presença do professor assistente do RenovaBR, Arilton Ribeiro, que, assim como os demais participantes do projeto, estará disponível para entrevistas.

Os cearenses Fredy Menezes, Ítalo Alves, Júnior Gonçalves e Mayra Pinheiro integram o grupo dos 100 selecionados pelo RenovaBR, através de um robusto processo seletivo envolvendo mais de 4 mil inscritos de todo o País em testes de aptidão, gravação de vídeos, bem como entrevistas online e presenciais, com uma bancada de especialistas em gestão pública e política.

Desde o último mês de janeiro os selecionados participam do curso de formação, que mescla aulas presenciais e à distância – e deve prosseguir até julho –, com disciplinas ministradas por alguns dos maiores especialistas do Brasil ensinando temas como a compreensão do papel dos políticos enquanto representantes da sociedade, funcionamento dos poderes, liderança e propósito na política, teoria geral do Estado, inovações políticas e desafios do País.

A formação segue as premissas do RenovaBR, projeto criado em outubro de 2017 pela sociedade e para a sociedade, com foco principal na capacitação de lideranças éticas, motivadas a servir e a construir um País melhor, contribuindo, assim, para a renovação do cenário político nacional. O projeto é mantido por doações e voluntários.

Sobre os selecionados

Morador do Conjunto Ceará e estudante de escolas públicas, Ítalo Alves, de 25 anos, é um dos participantes do projeto. O jovem, que já trabalhou como consultor de integridade e combate à corrupção na Deloitte (Nova York), é mestre em relações internacionais e políticas públicas pela Tsinghua University (China), bacharel em negócios internacionais e finanças pela Quinnipiac University (Estados Unidos) e tem 9 anos de experiência como empreendedor social nas áreas de educação, tecnologia, inovação e direitos humanos.

Também integram o grupo: o procurador do Estado do Ceará e co-fundador do Instituto Democracia e Ética (IDE) e integrante do Núcleo de Estudos Políticos da FIEC​, Fredy Menezes; o radialista Júnior Gonçalves, que já foi candidato a vereador e a prefeito da cidade de Russas, na Região Jaguaribana; e a médica Mayra Pinheiro. Ela é formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com Residência em Pediatria e Mestrado em Ciências com Área de Concentração em Neonatologia pela Universidade de São Paulo (USP); Especialista em Medicina do Trabalho pela Universidade Estácio de Sá; Professora e Coordenadora do internato em Pediatria da Unichristus; Médica Perita da Defensoria Pública da União no Ceará; tem Doutoramento em Bioética pela Universidade do Porto (Portugal) e é Co-Fundadora do Movimento RENASCE.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp