O Município de Baturité recebeu, nessa segunda-feira (5), representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) que conheceram de perto as ações voltadas à busca ativa para maior cobertura vacinal. Baturité é um dos municípios brasileiros pioneiros com esse tipo de ação que ajudou o Ceará a ficar em primeiro lugar no ranking de cobertura vacinal de 2023.

A busca ativa, em Baturité, se transformou em referência para todo o Estado e outras regiões do país. Com essa ação, a busca ativa garante que todas as crianças estejam com a caderneta de vacinação em dia.

A chefe nacional de Saúde e Nutrição da UNICEF, Luciana Phebo, ao conhecer a experiência realizada na área da saúde de Baturité, destacou o esforço do município para garantir que todas as crianças estejam com a vacinação em dia.

“Uma forma de imunização intersetorial, envolvendo a saúde, a educação e a assistência social, na busca de crianças com atraso vacinal. Um trabalho muito bem realizado, principalmente com o compromisso de cada profissional no cuidado de cada criança que precisa ser vacinada”, observou.

Segundo Luciana Phebo, as ações realizadas em Baturité comprovam que é possível que cada criança brasileira seja vacinada, e o país volte aos melhores índices de imunização.