O Secretário de Recursos Hídricos do Estado, Francisco Teixeira, disse, nesta sexta-feira, em entrevista ao Jornal Alerta Geral, que o Ceará registra, nesse momento, 37% de água acumulada nos açudes e barragens que abastecem a população. Ele revela que na Região Metropolitana de Fortaleza a situação é confortável, com uma recarga de 100%, mas afirma que, com as altas temperaturas e a evaporação, o desperdício no uso da água deve ser evitado.
‘’Quando encerrou o período chuvoso, nos estávamos com quase 40%, foi algo inédito nos últimos 10 anos. Desde 2012, não tínhamos uma reserva desse nível, mas hoje, já com o final da estação chuvosa, o calor aumenta, a evaporação dos açudes cresce e estamos em média com 37% das reservas hídricas’’, expõe Teixeira, ao dizer que, em algumas regiões hidrográficas, como Sertão Central (11,6%), Sertão de Cratéus (18,1%) e Vale do Curu (21%), a atenção é redobrada em função do baixo volume de água acumulada.
JORNAL ALERTA GERAL
O Jornal Alerta Geral, que é gerado pela FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, tem transmissão por mais de 20 emissoras de rádio do Interior do Estado e pelas redes sociais do @cearaagora.
REGIÕES DOS INHAMUNS E SERTÃO CENTRAL
Uma das obras mais importantes área hídrica, de acordo com Francisco Teixeira, é uma adutora de 700 KM, com investimentos de R$ 600 milhões e benefícios para 300 mil moradores dos Municípios da Região do Sertão Central. O Secretário Francisco Teixeira destaca, na conversa com o jornalista Luzenor de Oliveira, o avanço das obras de construção da adutora de 50 KM entre o Açude Arneiroz e o Município de Tauá. Outra adutora, com obras concluídas, é na Região dos Sertões de Canindé, com benefícios diretos aos moradores dos Municípios de Canindé e Paramoti.