Os estudantes que fizeram o pedido de isenção podem conferir o resultado da solicitação a partir do dia 8 de maio. Neste ano, as inscrições podem ser feitas entre os dias 5 e 16 de junho. O exame é uma das principais portas de entrada para o ensino superior. Com as notas do Enem é possível ingressar em uma universidade pública pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSu), concorrer a bolsas no Programa Universidade para Todos (ProUni), conseguir financiamento estudantil pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e, até mesmo, estudar fora do País, utilizando a nota do Enem em processos seletivos de instituições de Portugal.

A isenção é garantida a alunos da 3ª série do ensino médio no ano de 2023, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar; a quem cursou todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada; e pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem membros de família de baixa renda – com registro no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico). As provas do Enem 2023 estão marcadas para os dias 5 e 12 de novembro.

Caso o candidato não esteja cursando o Ensino Médio ou, então, não esteja no último ano, poderá participar do Enem 2023 apenas como treineiro. Neste caso, o Exame será aplicado para fins de treinamento e as notas não poderão ser usadas para os programas do governo.

Até 2022 o sistema de inscrição apresentava duas opções de provas, a impressa e a digital. Ambas seriam aplicadas no mesmo dia e horário. Porém, em março deste ano, o Ministério da Educação (MEC) divulgou que não haverá mais a versão digital do Enem.