Uma reportagem da Revista Veja, publicada, nesta segunda-feira, cita o ex-governador Camilo Santana como o maior destaque na corrida ao Senado em todo o Brasil pela alta popularidade entre os eleitores que irão às urnas no dia 2 de outubro.

A reportagem destaca que, na pesquisa do IPEC, contratada pela TV Verdes Mares, Camilo aparece com 66% das intenções de votos, vindo, bem distante, em segundo lugar, a candidata do Avante, Kamila Cardoso, com 10%. Apoiada pelo pedetista Roberto Cláudio, a candidata do PSD ao Senado, Erika Amorim, é citada por apenas 4% dos eleitores.

Após exercer dois mandatos de governador, Camilo deixou o cargo para concorrer ao Senado e, desde o mês de maio, quando começou a fase da pré-campanha, mantém, com folga, a liderança nas pesquisas eleitorais.

A liderança política e eleitoral o levou a comandar as articulações para lançar a candidatura de Elmano de Freitas a governador após o PDT romper a coligação com o PT. Camilo juntou 9 partidos na aliança e, com o apoio do presidenciável Lula, trabalha para levar Elmano ao 2º turno.

A boa relação com os diferentes dirigentes partidários abriu caminho para Camilo, como candidato a senador, receber apoio de mais de 170 prefeitos e do senador Cid Gomes, que é do PDT.

DESTAQUE NO NORDESTE
Além das referências ao perfil de Camilo Santana, a reportagem da Revista Veja destaca, também, a força de outros líderes regionais – Flávio Dino (PSB), que lidera a corrida ao Senado, no Maranhão; Renan Filho (MDB), em Alagoas; e o ex-governador Wellington Dias (PT), no Piauí. Há dois traços em comum entre Camilo, Flávio, Renan e Welington: os quatro exerceram dois mandatos como governadores e são aliados do presidenciável Lula.

Os eleitores escolherão, no dia 2 de outubro, além de um senador por cada Estado, os novos deputados estaduais e federais, governadores e o presidente da República. A eleição para Presidência da República e Governos Estaduais terá segundo turno se, no dia 2 de outubro, nenhuma candidata ou candidato somar 50% mais um voto válido.