O Ceará voltou a ganhar destaque nacional, nesse domingo, com os avanços na área do ensino que começam a ser registrados há mais de 20 anos.
Uma reportagem do Jornal O Globo relata que há 26 anos, quando a atual Secretária Executiva do Ministério da Educação, Izolda Cela, respondia pelos destinos da educação na cidade da Região Norte do Ceará, menos da metade dos alunos de até oito anos de idade sabia ler.
DESTAQUE NO JORNAL ALERTA GERAL
Segundo a reportagem, como relata o repórter Carlos Alberto, no Jornal Alerta Geral, o diagnóstico deu início a uma grande reestruturação na rede e, dentro de alguns anos, as mudanças fariam da cidade uma referência nacional em educação.
Gerado pela FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, o Jornal Alerta Geral tem transmissão pelas redes sociais do @cearaagora e por mais de 20 emissoras de rádio do Interior do Estado.
POTÊNCIA EDUCACIONAL
A experiência municipal acabou inspirando o estado cearense a se transformar numa potência educacional, mas só há pouco tempo o modelo passou a ser exportado para outras redes do país, que patinam na busca por melhores índices de aprendizagem.
O sucesso das ações no ensino público, dentro das parcerias entre Governo do Estado e Municípios, consolidadas ainda mais na gestão do então governador Camilo Santana, entre os anos de 2015 e 2023, projetou o Ceará como um dos melhores exemplos de sucesso nos projetos para melhoria da qualidade da educação pública.
A reportagem do Jornal O Globo destaca, ainda, que mais do que as ideias, analistas apontam que o fundamental no sucesso do Ceará foi o compromisso do estado em desenhar, fazer ajustes e só se satisfazer quando a aprendizagem começou a melhorar — o que faltou na maior parte das administrações estaduais e municipais Brasil afora.
O ministro Camilo Santana afirma, diante do cenário da educação pública, que aumentar o investimento não vai, necessariamente, melhorar os resultados educacionais, mas que é preciso, comforme enfatiza, gestão, como no Ceará, que obteve sucesso sem estar entre os estados que mais investem na área.
LEIA MAIS