As companhias aéreas brasileiras aumentam o rigor no controle de bagagens de mão a partir dessa quarta-feira (10). Os primeiros aeroportos com a fiscalização intensificada serão os de Brasília, Curitiba, Natal e Campinas. Em Fortaleza, o controle começa a valer no dia 17 deste mês.
Ao todo, 15 aeroportos brasileiros participam da iniciativa e foram divididos em três grupos com início do controle entre os dias 10 e 24 de abril. Em cada aeroporto haverá um período de duas semanas de caráter estritamente educativo, informando os passageiros sobre as medidas das bagagens de mão. A partir de maio, as malas fora do padrão precisarão ser despachadas nos check-ins das companhias aéreas, estando sujeitos a cobranças de acordo com o tipo de franquia contratado para a viagem. A fiscalização será feita antes do passageiro entrar na área de raio-x para o embarque.
As novas dimensões incluem toda a bagagem, das alças às rodinhas, e não somente o corpo das malas. Também é preciso respeitar o peso máximo de dez quilos.
Algumas companhias permitem também que o viajante leve gratuitamente uma bagagem pessoal, que pode ser uma bolsa ou sacola pequena, uma pasta de trabalho ou uma mochila para notebook. O tamanho máximo dessa bagagem é de 45 centímetros de largura, 20 centímetros de profundidade e 35 centímetros de altura. Esse item pessoal deve ser guardado embaixo do assento do passageiro.
O correspondente do Jornal Alerta Geral (Expresso 104,3 FM – Grande Fortaleza e Região Metropolitana + 25 emissoras do Interior do Estado), Welton Silva traz mais informações. Confira no anexo abaixo: