O nível do Rio Coreaú subiu mais de três metros devido às últimas chuvas que caíram na Região Norte. Na cidade de Granja, para evitar alagamentos, a prefeitura municipal autorizou o fechamento de quatro comportas da barragem do rio. Granja teve a maior chuva do Ceará entre terça (2) e quarta-feira (3) com 118,2 mm.
Como medida preventiva de evitar alagamentos, a Defesa Civil municipal colocou sacos de areia na base da barragem. A água do rio já invadiu algumas plantações em fazendas. Pontes e passagens molhadas já estão interditadas. A preocupação da prefeitura é com os moradores que residem próximo ao rio nos bairros Barrocão e Lagoa Grande.
Os altos níveis de precipitação durante essa quadra chuvosa fizeram com que afluentes, barragens e açudes aumentassem consideravelmente a situação das águas naquela parte do estado. O nível do Rio Coreaú alcançou os 3,40 metros, caso ultrapasse os 4 metros, a barragem “Limão Brandão”, que recebe toda essa água irá transbordar.
A Defesa Civil do município não confirmou quantas casas já foram esvaziadas. Muitos moradores estão se encaminhando para casas de familiares ou conhecidos. Para os moradores que não possuem essa alternativa, a prefeitura do município está alugando casas para receber as famílias mais vulneráveis que residem em áreas de risco.
Nós estamos fazendo um monitoramento desde semana passada. O rio já subiu um pouco mas também já desceu. Fica oscilando o tempo todo. Tem horas que vai para 3m, outra para 3,16m, revelou o coordenador da Defesa Civil de Granja, Francisco Aquino.
O responsável também revelou que alguns distritos, como Açude Novo e Sítio do Padre, estão em situação de emergência e isolados por conta da chuva. A última grande cheia do Rio Coreaú em Granja ocorreu em 2009, quando a água invadiu residências e alagou ruas e avenidas.