A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) foi sede de reunião com representantes do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS/RS) sobre o Programa Médico da Família Ceará.
O Programa, regulamentado por decreto assinado em março de 2019, pelo governador Camilo Santana, é inspiração para as Secretarias de Saúde dos municípios do RS. O médico e professor universitário Henrique César, explica, em seu comentário no Jornal Alerta Geral desta terça-feira (22), que “a ideia dos gaúchos é copiar a experiência do Programa Médico da Família Ceará para prover médicos nos municípios, já que o estado está sendo pioneiro no país”.
O Programa Médico da Família Ceará foi criado no final de 2018 e regulamentado pelo Governo do Ceará em março de 2019. O Estado fica responsável pela capacitação dos profissionais, através da ESP/CE, e os municípios que aderirem à iniciativa ficam responsáveis pelo pagamento da bolsa, no valor de R$ 11.865,60, mesmo valor pago no Programa Mais Médicos.
Confira na íntegra o comentário do médico e professor universitário Henrique César: