Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A agenda pode ser uma mera coincidência, mas que há estranheza no ar, ninguém dúvida. Poucos dias após a viagem do governador Camilo Santana à China e, depois à Alemanha, onde se reuniu com os dirigentes da empresa que irá administrar o Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, o prefeito Roberto Cláudio (PDT) desembarca em Frankfurt. Terá reunião, também, com os dirigentes da Fraport.

A visita é para dizer que o tapete vermelho estará estendido na Capital cearense para receber os alemães. Nos bastidores da Assembleia Legislativa, tem gente com uma pulga por trás que se pergunta: por quais razões RC não construiu a agenda comum com Camilo? Ou porque RC não espera o mês de abril para conversar, em Fortaleza, com as alemães?

Os analistas mais atentos acompanham outras ‘coincidências’ na agenda de Roberto, que constrói um caminho para se viabilizar candidato ao Governo. Seja em 2022……ou em 2018. O jornalista Carlos Alberto Alencar, em sua Coluna Política & Economia, fala sobre a agenda de Roberto Cláudio no exterior.

Na pisada do turismo

Apenas uma semana após o governador Camilo Santana, ter retornado de Frankfurt, na Alemanha, onde se reuniu com o CEO da Fraport, (Frankfurt Airport Services Worldwide), Stefan Schulte, empresa alemã que administrará o Aeroporto Internacional Pinto Martins pelos próximos 30 anos, inexplicavelmente o prefeito Roberto Cláudio fará o mesmo caminho nos próximos dias, para, segundo a sua assessoria de imprensa, cumprirá extensa agenda de reuniões com o senhor Stefan Schulte. Das duas uma, ou Camilo não deixou os negócios bem encaminhados com a Fraport na Alemanha, ou Roberto Cláudio vai treinar o alemão. Ah sim, da Frankfurt ele vai dar uma esticada à Índia. E para piorar ainda mais a situação o vice-prefeito, Moroni Torgan, assume a Prefeitura de Fortaleza. Olha os estragos da chuva na cidade e volta prá casa, Roberto!

 

No mesmo barco

Deu na coluna Brasília-DF, do Correio Braziliense, assinada pela jornalista Denise Rothenburg, a seguinte nota: Amigos, amigos… “O líder do PMDB Renan Calheiros não perde uma oportunidade de lembrar ao presidente do Senado, Eunício Oliveira (PBDB-CE), que não dá para se afastar dele. Dia desses, Renan começou assim uma conversa telefônica com Eunício: ‘Meu presidente, não abandone seus aliados. ’ Eunício substituiu Renan na Presidência do Senado com o apoio decisivo do antecessor.

 

Camarão ameaçado

O deputado Danilo Forte está preocupado com a produção do camarão no Ceará e os efeitos de uma possível liberação da importação de camarão do Equador. Ele discutiu o assunto, esta semana, em Brasília, com o ministro da Pesca, Marcos Pereira. De acordo com Associação Brasileira dos Criadores de Camarão (ABCC), o Ceará é um dos maiores produtores do crustáceo do País. O Estado produziu 76 mil toneladas de camarão em 2015, representando 65,7% da produção nacional. A associação destaca, ainda, que a economia pesqueira brasileira, tem na exploração dos seus crustáceos (caranguejos, camarões e lagostas), a geração de emprego, renda e meios de subsistência para mais de 20 mil famílias, notadamente nas regiões Norte e Nordeste.

 

Recadastramento biométrico

Apenas pouco mais de 300 eleitores de todo o eleitorado de Fortaleza (1.700.186) realizou o recadastramento biométrico. Por isso, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará volta a alertar os eleitores da capital para que aproveitem o período não eleitoral e antecipem o recadastramento biométrico. Neste momento, há muitos horários disponíveis para que o eleitor agende o seu atendimento. Na capital, a meta do TRE-CE é alcançar o índice de pelo menos 46% do eleitorado até as eleições de 2018, uma vez que o prazo final estabelecido para o recadastramento biométrico será maio de 2020. Após as eleições de 2018, será obrigatório o comparecimento dos eleitores aos locais de atendimento em Fortaleza e o TRE-CE faz o alerta para que o eleitor evite filas no último ciclo do recadastramento. Em todo o Ceará, a Justiça Eleitoral espera recadastrar 75% do eleitorado até as eleições de 2018.

Agendamento

Para agilizar e melhorar o atendimento, o TRE-CE informa que os eleitores devem, preferencialmente, fazer o agendamento para a Central de Atendimento, na Praia de Iracema, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. O agendamento pode ser feito através do telefone 148 ou no site do tribunal, no link http://www.tre-ce.jus.br/eleitor/agendamento-atendimento-ao-eleitor. Quem optar pelos postos do Vapt-Vupt dos bairros de Messejana e Antônio Bezerra, o atendimento das 8h às 14 horas é feito por ordem de chegada, com a emissão de senhas.

Ceará Sem Drogas

O craque da Seleção Brasileira e hoje abalizado comentaristade futebol, Walter Casagrande, estará amanhã (30), em Sobral ena sexta-feira, em Horizonte, município da Região Metropolitana de Fortaleza, para conversar com o público jovem sobre sua experiência com as drogas e o processo de reabilitação. A vivência está narrada no livro biográfico “Casagrande e seus demônios”.

Legado

A iniciativa faz parte do projeto Ceará Sem Drogas, realizado pela Assembleia Legislativa desde 2014, por iniciativa do presidente da Casa, Zezinho Albuquerque.  Hoje, o deputado convida os jovens de Sobral e Horizonte a aderirem à campanha. Para ele, o surgimento de conselhos municipais para tratar do tema é um dos principais legados do projeto. “O mais importante é a parceira entre Assembleia e prefeituras. São criados conselhos nessas cidades onde nós passamos para acompanhar os dependentes químicos.”- afirma empolgado.

 

Mãe de todas as polêmicas

Entre todas as polêmicas que movimentam a reforma da Previdência, a exclusão dos integrantes das Forças Armadas é a mais complicada.As peculiaridades da carreira militar são incompatíveis com a reforma da Previdência. A principal característica é que, ao contrário do que ocorre com o trabalhador civil, o militar não se aposenta.

Tudo diferente

Vale ressaltar que, atualmente, ao completar 30 anos de efetivo serviço militar, ele é transferido para a reserva remunerada, podendo ser, inclusive, novamente convocado para o trabalho. Importante também esclarecer que os militares das Forças Armadas não têm previdência, pois são custeados pelo Tesouro Nacional. E mesmo na reserva, contribuem para a pensão militar, que é destinada aos seus dependentes legais.

Em defesa da Justiça do Trabalho

O Tribunal Regional do Trabalho do Ceará realizará, na sexta-feira (31), às 9h, ato público em defesa da Justiça do Trabalho. A mobilização vai reunir magistrados, membros do Ministério Público, advogados, fiscais do trabalho, servidores e representantes de entidades de classe, no Fórum Autran Nunes, no Centro de Fortaleza. O objetivo é chamar a atenção para as recentes ameaças à Justiça do Trabalho e aos direitos sociais impostos pela reforma trabalhista.O ato público será realizado em todo o Brasil. O evento marca o lançamento de uma campanha nacional promovida pelo Colégio de Presidentes e Corregedores dos TRTs, que tem como objetivo mostrar que os direitos de empregados e empregadores só estão garantidos com uma Justiça do Trabalho forte e atuante.

Cobrança indevida

A conta de luz do consumidor em todo o País vai cair até 20% em abril, por conta da devolução de uma cobrança indevida de energia atrelada à usina nuclear de Angra 3. A decisão da Aneel atinge todas as distribuidoras de energia, com exceção de apenas três empresas, a Sulgipe, a Companhia Energética de Roraima e a Boa Vista Energia.A queda ocorrerá apenas no mês de abril. Com a decisão, a conta de luz do consumidor residencial da Eletropaulo, de São Paulo, cairá 12,44%.No Ceará, a redução das contas de abril será de 13,95%.

 

Simulador de crédito

Os clientes do Banco do Nordeste contam agora com mais uma ferramenta para aproveitar as vantagens do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE): o simulador do Cartão BNB e do Cartão BNB Agro (http://www.simuladorcartaobnb.com.br/). Com ele, é possível conferir com mais rapidez e praticidade as condições de financiamento, incluindo a programação de parcelas a pagar e previsão de bônus sobre os juros. Como ressalta o superintendente de Negócios de Varejo e Agronegócio, Luiz Sérgio Farias Machado, o simulador é voltado para micro, pequenas, médias e grandes empresas, incluindo o setor do agronegócio. “Com essa plataforma, disponível no site do Banco, o cliente informa quanto precisa de crédito e obtém um valor estimado das suas parcelas”, afirmou.

Condições

Os cartões BNB combinam a praticidade do crédito rotativo pré-aprovado com as taxas mais competitivas do mercado. Com o Cartão BNB é possível a aquisição de máquinas, veículos e equipamentos em até 72 meses, com direito a bônus de adimplência de 15% sobre os juros. O produto também permite a compra de matéria-prima, insumos e mercadorias para constituição de estoque. Já com o Cartão BNB Agro, o cliente pode financiar a aquisição de colheitadeiras, tratores e microtratores, veículos, máquinas e equipamentos para mecanização.