O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta quinta-feira (11) que a Câmara deve concluir os dois turnos de votação da reforma da Previdência até sexta-feira (12). O texto-base foi aprovado na noite de quinta (10), mas para concluir a votação, os parlamentares precisam terminar de analisar os destaques, que são sugestões para alterar a proposta.
Em relação a possibilidade da votação ficar para a semana que vem, Maia disse ser “otimista” diante do resultado do placar do texto-base, de 379 votos a favor e 131 contrários. Já sobre um destaque que abranda as regras de aposentadoria de professores, Maia minimizou o impacto que eventual mudança no texto poderá ter na economia prevista pelo governo com a reforma da Previdência.
Segundo o presidente da Câmara, há outro destaque que será votado e que poderá compensar essa perda de economia.
Professor é um tema sempre muito difícil, mas não tem esse impacto tão grande como está colocado. Da forma que está construído, o acordo tem uma emenda aglutinativa em que a gente recupera quase toda perda da possível vitória desse destaque, se ela ocorrer, afirmou.