A disputa pela Presidência da República tem, nesta quarta-feira (5), a primeira pesquisa sobre as intenções de votos. O 2º turno acontece no dia 30 de outubro e, no primeiro turno, o presidencial Lula somou 48,43% dos votos — 57.258.115 milhões de votos, ficando, o presidente Bolsonaro com 43,20% dos votos — 51.072.345 milhões.


A pesquisa do IPEC, além de questionar os eleitores sobre o voto em Lula ou Bolsonaro, irá avaliar a rejeição a cada um dos dois candidatos, assim como a migração de votos de quem, no primeiro turno, optou pelo pedetista Ciro Gomes e pela candidata do MDB, Simone Tebet. Contratada pela TV Globo, a pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº BR-02736/2022.


POLÊMICA E INVESTIGAÇÃO


A última pesquisa do IPEC, divulgada no sábado (1º/10), mostrou que 52% dos entrevistados afirmaram que votariam em Lula em um eventual segundo turno, enquanto 37% disseram que escolheriam Bolsonaro. Outros 8% disseram que votariam em branco ou nulo e 3% não quiseram opinar. Os resultados finais da eleição foram bem diferentes das projeções apresentadas pelos Institutos de pesquisas.


A nova pesquisa vai captar, também, o destino dos votados por Ciro Gomes e Simone Tebet no 1º turno. Simone recebeu mais de 4,9 milhões de votos, enquanto Ciro, quarto colocado na disputa presidencial, somou votos de 3,6 milhões de brasileiros.


A campanha do 2º turno entra, a partir de sexta-feira (7/10), em uma nova etapa, com o início da propaganda pelo rádio e pela televisão. Os conteúdos e as mensagens, assim como os debates entre Lula e Bolsonaro, poderão influenciar o voto dos eleitores.