O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192 Ceará) inicia às sete da noite de hoje a Operação Carnaval 2019, que prossegue até as sete da noite da quarta-feira de cinzas, (6). Ao todo 2.340 profissionais de saúde, sendo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores de ambulância, estão envolvidos na operação. Além disso, a cobertura dos municípios onde vai haver festa está reforçada.

O diretor do SAMU 192 Ceará, coronel João Vasconcelos, lembra à população para evitar trotes para o SAMU 192 e assim evitar problemas ou atrasar um atendimento que pode ser mais urgente.

Está tramitando na Assembleia Legislativa do Estado um projeto de lei para aplicação de multas em casos de trote para o SAMU. Quando um usuário passa trote, está atrasando outra ocorrência séria.

O SAMU funciona 24 horas e todos os dias da semana, inclusive nos feriados. Os atendimentos são de naturezas diversas, como a vítimas de acidentes de trânsito, de ferimentos por arma de fogo e armas brancas, quedas, choque elétrico, afogamento e intoxicação.

Atende, ainda, pacientes vítimas de infarto agudo do miocárdio, de AVC (Acidente Vascular Cerebral) e crises convulsivas e realiza atendimento pré-hospitalar de pacientes com insuficiência cardíaca e crise diabética.

Também é acionado para atendimento de casos gineco-obstétricos, como trabalho de parto e aborto; atua no atendimento médico de urgências psiquiátricas; efetua transferências hospitalares de pacientes graves que necessitam de remoção em UTI móvel entre os municípios.

COM GOVERNO DO ESTADO