A população do Ceará ganha mais uma proteção contra abusos de companhias prestadoras de serviços essenciais como água e energia, que muitas vezes suspendem os serviços em vésperas de feriados ou final de semana. A partir de agora está valendo a lei que proíbe o corte no fornecimento de serviços públicos nessas datas.

Sancionada nessa terça-feira (16) pelo presidente Jair Bolsonaro, a medida vale, por exemplo, para concessionárias de energia elétrica, água e esgoto, gás encanado, além de empresas de telefonia e internet. Segundo Andrey Vilas Boas, coordenador da Secretaria Nacional do Consumidor, a ideia é evitar que os serviços considerados essenciais sejam suspensos, por falta de pagamento, em momentos em que o cliente não consegue resolver o problema.

A justificativa para a implementação dessa medida é que se a empresa realiza o corte durante o fim de semana, reduz a possibilidade de o consumidor resolver a questão imediatamente. E esses são serviços essenciais, que afetam a vida da pessoa, ainda mais nesse momento de pandemia. Então é uma forma de tentar equilibrar essa relação.