O Prefeito Sarto realizou mais uma transmissão ao vivo nas redes sociais nesta terça-feira (26/09), respondendo comentários da população sobre diversos temas. Durante a live, o gestor municipal destacou as ações que a prefeitura tem realizado nas áreas da saúde e mobilidade urbana.
Respondendo às dúvidas dos internautas, Sarto anunciou a instalação de quatro novos xiringadores na cidade. O primeiro foi lançado no último fim de semana na Beira-Mar, e tem por objetivo diminuir a sensação de calor dos ciclistas que pedalam na via. A ampliação será feita em outras quatro avenidas movimentadas da cidade: Godofredo Maciel, Bezerra de Menezes, Rogaciano Leite e José Bastos.
“Resolvemos fazer esse teste na Beira-Mar por ser um local muito frequentado pelos moradores da cidade, apresentando à população e dando uma maior visibilidade. Levamos agora essa ideia a outros locais porque acreditamos que ela dará mais conforto para quem anda de bicicleta na cidade e para incentivar ainda mais pessoas a usarem”, destacou Sarto.
O Xiringador faz parte do Pedala Mais, política cicloviária lançada na última semana que pretende dobrar o número de usuários de bicicleta na Capital em dez anos por meio de ações em manutenção, expansão e melhoria da infraestrutura cicloviária. Além dele, estão previstas outras ações que incluem a manutenção e criação de ciclovias e ciclofaixas com maior arborização destes espaços.
A partir da próxima semana, 300 árvores adultas serão plantadas em ciclovias de grande circulação, garantindo um sombreamento aos ciclistas e trazendo maior conforto térmico. Desde o início da gestão, já foram plantadas 175 mil árvores em Fortaleza. Dessas, mais de 72 mil são adultas e possuem mais de 1,80m de altura.
Passe livre estudantil
Conforme anunciado previamente, o projeto do passe livre estudantil foi enviado à Câmara Municipal com pedido de urgência, e será debatido pelos vereadores ao longo dos próximos dias. Sarto garantiu que, quando aprovado, o projeto será sancionado o mais rápido possível para garantir o benefício a todos os estudantes de Fortaleza, sem nenhuma condicionalidade.
Vem Saúde e pacote de obras
O programa Vem Saúde, lançado hoje no Hospital da Mulher, foi destacado na live como uma iniciativa que pretende garantir ainda mais o atendimento à saúde da população. A partir de outubro, três carretas equipadas para funcionar como posto de saúde irão atender os usuários em locais estratégicos que possuem unidades paralisadas para reforma. Os veículos contam com consultório médico, farmácia, sala de vacina, coleta e odontologia, além de recepção e sala de coordenação.
“Tem muita coisa acontecendo na atenção básica à saúde de Fortaleza. Estamos inovando muito, e o Vem Saúde é mais um compromisso que estamos cumprindo com a população para garantir e melhorar o atendimento em saúde por toda a nossa cidade”, destacou Sarto.
Até o fim do ano, Fortaleza contará com mais três carretas, totalizando seis veículos de atendimento móvel itinerante. O prefeito garantiu que, ao fim das obras dos postos, previsto para 2024, pelo menos um dos caminhões se tornará um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) móvel, levando atendimento em saúde mental de maneira volante a toda a cidade.
Além do Vem Saúde, outras ações que fazem parte do pacote de ações e obras da pasta foram destacadas. A entrega de medicamentos em domicílio aos pacientes com lesões medulares já foi iniciada com seis triciclos elétricos, os chamados tuk-tuks. Outra inovação destacada foi o Aplicativo Mais Saúde, com novas ferramentas de disponibilização de resultados de exames laboratoriais e verificação do estoque de medicamentos.
Ainda na área de tecnologia em saúde, Sarto destacou o lançamento da telemedicina realizado em julho deste ano, que conta com a opinião de especialistas em consultas da atenção básica. No que diz respeito às obras, já foram entregues três farmácias pólo, um CAPS Infantil e sete postos de saúde. Na educação permanente, a ordem de serviço da Escola de Saúde Pública Municipal já foi assinada.
Na rede hospitalar, as obras do Frotinha e Gonzaguinha da Messejana estão em andamento, seguindo o cronograma previsto. Também foi ressaltada a aquisição de dois equipamentos de videolaparoscopia em julho deste ano, que irão triplicar a capacidade cirúrgica de hérnias e vesículas no Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns (Hospital da Mulher).