Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A Prefeitura de Fortaleza chegou, nesta sexta-feira (02), a 400 mil pessoas vacinadas contra o coronavírus. O prefeito José Sarto (PDT) comemorou os números e os atribuiu à organização e mobilização para ampliar a quantidade de imunizados em meio ao avanço da Covid-19 na Capital.

“Esse é um trabalho que vem sendo realizado com muita seriedade e também com muito carinho pelas nossas equipes de saúde. Seguiremos firmes neste esforço diário de vacinar e levar esperança à nossa gente”, disse Sarto, ao destacar que, nesse momento, a campanha contempla idosos entre 60 e 74 anos de idade.

De acordo com dados da Secretaria de Saúde do Município, desde o dia 18 de janeiro, quando chegaram as primeiras doses da CoronaVac, a Rede Municipal de Saúde iniciou a aplicação imunizantes em pessoas que integram os grupos prioritários, definidos no Plano Nacional de Imunização.

O ritmo de vacinação é ampliado com a chegada de mais vacinas: é, assim, que a Prefeitura inicia o mês de abril com importantes resultados. Somente nesta quinta-feira, conforme a Secretaria de Saúde, 27.675 pessoas receberam imunizantes, mediante agendamento prévio, em 65 locais de vacinação distribuídos na cidade, sendo 58 postos de saúde, três policlínicas e quatro centro de vacinação (shoppings RioMar Kennedy e RioMar Fortaleza, Arena Castelão e Centro de Eventos).

O balanço da vacinação, até o primeiro dia do mês de abril, totaliza 282.837 pessoas beneficiadas em Fortaleza com a primeira dose dos imunobiológicos disponíveis, das quais 102.928 receberam a segunda dose, pois completaram o prazo mínimo para receber o reforço. Segundo o prefeito José Sarto, até às 15 horas desta sexta-feira, 23.801 pessoas haviam recebido a primeira dose. Sarto deu outra boa notícia: o início, neste sábado, da vacinação dos idosos a partir de 62 anos.

SEGUNDA FASE DA CAMPANHA

A Prefeitura destaca, ainda, que, atualmente, Fortaleza está na segunda fase da campanha de vacinação contra a Covid-19, que contempla os idosos de 60 a 74 anos. A etapa está ocorrendo de forma gradual e escalonada, desde o dia 22 de março. Foi iniciada pelos idosos de 74 anos e, agora, serão vacinados os idosos a partir de 62 anos.

A vacinação é realizada por meio de agendamento a partir do cadastro na plataforma Saúde Digital (https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br), da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa). A vacinação domiciliar estará garantida aos idosos que sinalizem no cadastro do Saúde Digital que estão acamados ou com mobilidade reduzida.

No caso dos idosos que não têm acesso à internet ou possuem dificuldades em realizar seu cadastro, a Prefeitura atua diariamente com a busca ativa deste público, por meio das equipes da Estratégia da Saúde da Família (ESF), orientando sobre o cadastro para vacinação.

Serviço

Cadastro pelo sistema Saúde Digital

https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br/

Relação diária dos idosos agendados

https://coronavirus.fortaleza.ce.gov.br

Telefone 0800 275 1475 – para pessoas que realizaram o preenchimento dos seus dados no sistema Saúde Digital e que não receberam confirmação do cadastro por e-mail poderem consultar a efetivação do cadastro.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp