O prefeito de Fortaleza, José Sarto, deixou dúvida sobre a permanência do atual vice Élcio Batista na chapa a ser liderada pelo PDT na corrida das eleições de 2024. Ao ser questionado se Élcio será ou não o seu vice, Sarto titubeou, foi evasivo e subjetivo.


Segundo Sarto, a movimentação pré-eleitoral será marcada por novos acontecimentos, especialmente, dentro do calendário que prevê as convenções para o período de 20 de julho a 5 de agosto quando os partidos definirão candidatos e alianças.


As declarações de Sarto foram dadas durante a solenidade de inauguração das obras de a requalificação da Escola Municipal Gustavo Barroso, no Bairro São Gerardo. Sarto intensificou a agenda de visita aos bairros e inauguração de obras ao longo deste mês de maio e não tem se furtado a falar sobre a agenda pré-eleitoral.


“Na verdade, o período determinado pela lei eleitoral vai de 20 julho a 5 de agosto. Tem muita coisa para acontecer ainda. Aguarde”, expôs Sarto, que, ao ser questionado se a dobradinha com Élcio continuaria, manteve suspense e respondeu de forma evasiva: “Aguarde e verá”.


ALIANÇA COM PSDB


Sarto mantém mesmo a dúvida sobre a composição da chapa a ser lançada pelo PDT na disputa pela reeleição. Élcio se tornou vice, em 2020, quando era ainda filiado ao PSB e foi uma indicação do então Governador Camilo Santana para formação da aliança com o PDT.


Em 2022, Élcio rompeu com Camilo, subiu ao palanque do então candidato do PDT ao Palácio da Abolição, Roberto Cláudio, e, a convite do ex-senador Tasso Jereissati, se filiou ao ninho tucano para, em 2023, assumir a Presidência do PSDB no Ceará.


O PSDB é o principal aliado do PDT, que irá liderar uma coligação partidária com, pelo menos, outros 7 pequenos partidos. O PSDB e o PDT manterão a aliança nas eleições em Fortaleza, mas o nome para vice de Sarto é uma incógnita, ficando, assim, a incerteza sobre a permanência de Élcio como companheiro de chapa de José Sarto.