O Governador Elmano de Freitas (PT) se reuniu, nesta quarta-feira (2), com o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), no primeiro encontro entre ambos para discussão de ações conjuntas que envolvam o Município e o Estado. O diálogo passou, principalmente, pela área de segurança diante do avanço da criminalidade fomentada pelas facções criminosas. Confira na íntegra a participação do correspondente do Jornal Alerta Geral, Sátiro Salles.
Segundo Sarto, a Prefeitura quer que sejam ampliadas as medidas de enfrentamento da violência e uma das ideias é que seja garantido um policiamento mais ostensivo em determinadas áreas como, por exemplo, nas paradas de ônibus. As medidas envolveriam a Guarda Municipal e as Polícias Civil e Militar.
‘’Nós queremos fazer ações das polícias e podemos fazer junto com a Guarda, para o cidadão que está indo trabalhar ou está voltando do trabalho ter mais segurança, para não ter seu celular, sua moto, sua bicicleta, o que quer que for, furtado”, antecipou o Governador Elmano de Freitas, após a conversa com José Sarto.
APROFUNDAMENTO DO DEBATE
O governador Elmano admitiu diferenças políticas, mas afirmou que, além da área de segurança publica, o setor de saúde ganhará, também, prioridade para diminuir o número de pacientes oriundos do Interior do Estado para a rede hospitalar na Capital.
Elmano citou, ainda, que uma das iniciativas para reduzir o impacto na rede municipal de saúde é inauguração, em agosto, do serviço de oncologia do Hospital Regional do Vale do Jaguaribe. Ele destacou, também, que pedirá aos deputados federais e senadores prioridade na elaboração das emendas de bancada ao Orçamento da União de 2024 para a área de saúde.
DIVERGÊNCIAS POLÍTICAS E PRÉ-ELEITORAIS
A conversa entre Elmano e Sarto ganha relevância administrativa que pode gerar benefícios para a população a partir do momento da adoção de medidas conjuntas entre Estado e Município. O diálogo é importante, necessário, mesmo que ambos mantenham as divergências no campo político e, principalmente, pré-eleitoral.
O PDT e o PT estarão em lados opostos nas eleições de 2024 em Fortaleza. O PDT tem como pré-candidato à reeleição o atual prefeito José Sarto. Se declinar desse projeto, Sarto abrirá mão da candidatura para apoiar o nome do antecessor Roberto Cláudio. Seja com Sarto ou Roberto, o PDT montará o seu próprio palanque na Capital.
O caminho com o PT será, também, de palanque próprio. A boa avaliação dos Governos Elmano e Lula dá fôlego para o PT voltar a sonhar com o comando da Prefeitura de Fortaleza. Ou seja, na disputa do primeiro turno da eleição de 2024, PT e PDT estarão em palanques diferentes. O diálogo administrativo entre Elmano e Sarto não os aproxima no campo pré-eleitoral, mas dá a necessária civilidade que precisa existir entre Prefeitura e Governo do Estado.