As especulações invadiram os bastidores políticos com indicativo de que o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), assumiria a Secretaria de Saúde após a decisão do médico Dr. Cabeto entregar o cargo ao Governador Camilo Santana (PT). Cabeto alegou cansaço para sair, mas ‘contratempos políticos’ o apressaram para se desligar da Secretaria após 2 anos e 7 meses de um trabalho marcante na área de saúde do Ceará.
Após a saída de Cabeto, Camilo Santana anunciou que manteria o perfil técnico na Secretaria de Saúde. Com menos de 72 horas, decidiu por uma solução caseira: o Secretário Executivo, Marcos Antonio Gadelha Maia, foi designado para comandar a pasta. Ao anunciar o nome, Camilo voltou a agradecer ao Dr. Cabeto pelas ações desenvolvidas que contribuíram para melhor a rede estadual de saúde.
O ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, que chegou a ser citado para o cargo, teria a visibilidade necessária para se fortalecer rumo a 2022. O receio, porém, de desgastes que poderiam surgir diante de fatos que poderiam acontecer, como, por exemplo, o crescimento do número de casos da variante Delta da Covid-19 fez o ex-prefeito rechaçar, em conversas com interlocutores, a possibilidade de assumir a missão na Saúde. Roberto vai continuar lutando para ocupar espaços e se viabilizar como pré-candidato do PDT ao Governo do Estado.