Saúde de bebês no Eusébio: Prefeitura intensifica ações do Agosto Dourado e estimula doação de leite materno

Foto: Reprodução

A Prefeitura de Eusébio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, intensifica a campanha Agosto Dourado, mês dedicado à conscientização sobre a importância do aleitamento materno para a saúde e o desenvolvimento dos bebês.

Médico, o prefeito de Eusébio, Dr. Júnior, destaca a campanha de doação de leite humano como de extrema importância para salvar a vida de recém-nascidos, especialmente os prematuros e de baixo peso.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, ao longo desta semana, uma extensa programação acontece no Hospital Municipal Amadeu Sá, em virtude da Semana Agosto Dourado, que neste ano tem como tema “Amamentação e saúde mental: um ato de amor que também exige cuidados”.

Na agenda, são realizadas atividades de palestras, decoração temática na unidade hospitalar, coffebreak, dentre outras. Na quarta (06/08), acontece uma blitz educativa nas enfermarias, e na quinta-feira (07/08) uma palestra com psicóloga com o tema “Amamentação e Saúde Mental: Um Ato de Amor que Também Exige Cuidados”. Na sexta-feira (08/08), encerra-se a programação com a exibição de um vídeo especial sobre aleitamento materno.

COLETA DE LEITE HUMANO

As ações para incentivar o leite materno é uma marca história na administração municipal de Eusébio: desde 2015, o município conta com o Posto de Coleta de Leite Humano, localizado no Hospital e Maternidade Municipal Amadeu Sá.

A unidade funciona 24 horas por dia, em parceria com o Banco de Leite Humano do Hospital Infantil Albert Sabin, referência no Estado. Somente em 2025, o posto de coleta realizou 171 atendimentos individuais, 1.885 atendimentos na enfermaria, 114 visitas domiciliares, cadastrou 24 novas doadoras e coletou 52 litros e 590ml de leite humano.

SISTEMA IMUNOLÓGICO

A amamentação é recomendada pelo Ministério da Saúde até os dois anos de idade ou mais, sendo exclusiva nos primeiros seis meses de vida ou seja, sem a introdução de água, chás ou outros alimentos.

Além de fortalecer o sistema imunológico e reduzir riscos de doenças como diarreia, infecções respiratórias, obesidade e diabetes, o leite materno é essencial para o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança. Para a mãe, os benefícios incluem menor risco de hemorragia pós-parto e redução das chances de desenvolver câncer de mama, ovário e colo do útero.

Um único frasco de 200 ml de leite doado pode alimentar até dez recém-nascidos internados em unidades neonatais, reforçando a importância de incentivar a doação como um gesto de amor e solidariedade.

ALEITAMENTO NA PRIMEIRA HORA

Segundo a coordenadora do Posto de Coleta de Leite Humano do Hospital Amadeu Sá, Tânia Macedo, o incentivo ao aleitamento começa desde os primeiros minutos de vida. “Estimulamos o aleitamento logo na primeira hora após o nascimento dos bebês. Isso faz toda a diferença para a saúde da mãe e da criança”, destaca.

O posto de coleta disponibiliza um canal direto via WhatsApp, pelo número (85) 98643-8445, para que as mães possam tirar dúvidas sobre amamentação e doação de leite. “Por meio do WhatsApp, orientamos as mães sobre o processo de coleta e armazenamento do leite. Quem preferir também pode comparecer pessoalmente à Sala do Posto de Coleta, localizada no hospital”, acrescenta Tânia.

A Prefeitura de Eusébio também oferece transporte semanal para buscar as doações nas residências das mães cadastradas, facilitando e incentivando ainda mais esse ato de cuidado com a vida.

Além do posto de coleta, o município conta com a Sala de Apoio ao Aleitamento Materno e com a Sala de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta (SAMTA), que promovem o aleitamento e prestam suporte permanente às mães, garantindo melhores condições para a prática da amamentação, especialmente nos primeiros seis meses de vida do bebê.

(*) Com informações da Prefeitura do Eusébio