O Secretário de Saúde de Fortaleza, Galeno Taumaturgo, recebeu a missão do prefeito José Sarto (PDT) para fazer um verdadeiro pente fino nos gargalos que travam o funcionamento da rede de hospitais e se deparou com as queixas sobre atraso salarial de médicos contratados por meio de entidades que prestam serviços à Prefeitura.

As informações que passam pelos corredores da Câmara de Vereadores apontam que, em alguns casos, médicos que atuam na rede municipal de saúde ainda não viram os salários de janeiro, fevereiro e março. São profissionais que prestam serviços por meio de entidades sociais ou cooperativas.

A herança, com o atraso de salários, pegou de surpresa o novo secretário Galeno Taumaturgo que, diariamente, mantém o prefeito Sarto informado sobre as ações que precisam ser adotadas para melhorar a qualidade do atendimento nos postos e hospitais do município.

Em dois anos de mandato, Sarto trocou o comando da Secretaria três vezes e, nessa última mudança, a decisão foi adotada como última cartada para recuperar a imagem da área de saúde que vem sofrendo desgastes por conta das reclamações da população que nem sempre consegue ser atendida na hora que mais precisa.

PACOTE DE OBRAS

Pré-candidato à reeleição em 2024, Sarto não gostou dos números das pesquisas que apontam descontentamento dos moradores dos mais bairros mais pobres com a rede municipal de saúde. Além da troca no comando da Secretaria, Sarto prepara um pacote de obras de reforma e ampliação das unidades de saúde do Município.