A Comissão de Saúde e Seguridade Social aprovou na manhã desta terça-feira (10), a tramitação do projeto de indicação Nº 321/20, de autoria da vereadora Cláudia Gomes (DEM), que dispõe sobre a realização de exames de sangue para a verificação de colesterol e glicemia nos estudantes da rede municipal de ensino.

Segundo justificativa do indicativo, o objetivo é preservar a saúde de crianças e adolescentes, visto que os cuidados com os níveis de colesterol e glicemia precisam iniciar desde cedo, a fim de evitar o desenvolvimento de doenças. “O cuidado com a saúde deve ser constante. O colesterol alto na infância é tão perigoso quanto na idade adulta. Se não controlado, pode levar a complicações precoces de saúde”, destaca a vereadora.

Outras matérias aprovadas:

A comissão ainda aprovou o indicativo nº 329/20, da vereadora Larissa Gaspar (PT), que define diretrizes para a política pública “Menstruação Sem Tabu” de conscientização sobre a menstruação e a universalização do acesso a absorventes higiênicos. O objetivo é regular e abordar o assunto da menstruação de forma ampla, a fim de definir uma política capar de combater alguns problemas como: tabu em torno do tema; dificuldade ao acesso de absorventes higiênicos e garantias do acesso à saúde.

O PLO nº 105/21, que cria o Dia Municipal de Conscientização sobre a Doença de Parkinson e inclui no calendário oficial de eventos no município; indicação nº 320/20, que cria o Programa de Saúde Vocal para professores da rede municipal de ensino e o indicativo 278/20, que institui o Programa “Farmácia Popular do Pet”. As três matérias são de autoria da vereadora Cláudia Gomes (DEM).

Também foram aprovados os indicativos nº 518/21 e 619/21, do vereador Jorge Pinheiro (PSDB), que inclui os conselheiros tutelares no grupo prioritário do plano municipal de vacinação contra a Covid-19 e da vereadora Tia Francisca (PL), que fixa prazo máximo para realização de exames mamários com suspeita de neoplasia maligna, respectivamente.

Projeto de Lei Ordinário nº 137/2021, do vereador Léo Couto (PSB) que institui o Selo de Acessibilidade em Fortaleza, com objetivo de incentivar estabelecimentos públicos e privados a proporcionarem condições de acessibilidade urbanística, de edificação, de transporte e digital para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Indicação nº 502/19, do vereador Jorge Pinheiro (PSDB), que cria a Campanha Municipal de Prevenção e Conscientização sobre o transtorno de ansiedade, a ser realizada anualmente na segunda semana do mês de outubro.  E o Requerimento 3342/21, do vereador Danilo Lopes (PODEMOS) que requer a realização de uma audiência pública para debater a Saúde Bucal em Fortaleza.