Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário, através do Fundo Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar – FEDAF, financia projetos que estão melhorando a qualidade de vida do homem do campo. Os projetos beneficiam os municípios de Pentecoste, Maranguape, Beberibe, Orós, Quixeré, Quixelô, Aracati e Irauçuba.

O Governo do Estado incentiva financeiramente as ações inovadoras da agricultura familiar e desta vez os projeto apoiados são ligados à tecnologia, priorizando energia eólica. O FEDAF fincancia central solar fotovoltaica para agroindústria de polpas, central solar fotovoltaica para irrigação, central eólica para agroindústria de polpa de frutas, central solar fotovoltaica para residencias e unidades de beneficiamento de castanha, central solar fotovoltaica para sala de ordenha e mini abatedouro de galinha caipira.

Para o secretário do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira, é um prazer fazer com que os agricultores familiares apresentem bons projetos para serem financiados. “ Temos várias coordenadorias, além da Ematerce, com técnicos qualificados para ajudar na preparação de bons projetos que possam futuramente receber financiamento através do FEDAF”.

Os projetos dos municípios de Maranguape, Quixeré, Aracati e Irauçuba já foram concluídos e estão ajudando na renda de diversas famílias de assentamentos e comunidades rurais.

Em Maranguape,  a central solar fotovoltaica para agroindústria de polpa de frutas foi o maior investimento já realizado de energia eólica para agricultura familiar. E os resultados são maravilhosos. A agroindústria de polpa melhorou significativamente a vida de centenas de Pequenos produtores pertencentes à agricultura familiar. Foram instaladas  cinquenta e seis placas na Cooperativa De Produtores Rurais De Agricultura Familiar (COPERFAM),com o valor de investimento de R$ 109,8 mil reais.

Pioneirismo 

No quesito inovação, o Estado do Ceará é referência nacional em projetos voltados para a solução da escassez d’água. Um exemplo dessa referência encontra-se na comunidade de Barreiras, localizado na cidade de Quixeré, a 218 quilômetros da capital Fortaleza, onde foi implantado, com sucesso, uma tecnologia para a geração de energia limpa. O município é pioneiro no país com a utilização de turbina eólica para a irrigação da plantação e do beneficiamento na produção de polpa de fruta.

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), por meio do Fundo Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (FEDAF) financiou uma usina eólica com o valor de R$ 89 mil reais.

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Agrário

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp